Transporte e segurança

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bogotá possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes e é, após São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro, a quarta cidade mais populosa da América do Sul. Sua altitude (2.640 metros acima do nível do mar) a coloca como a terceira capital de maior altitude do mundo, atrás apenas de La Paz e Quito.
 
Quando estivemos lá, a cidade estava toda em obras, ou seja, uma bagunça geral. Várias ruas com faixas interditadas.
 
TransmilênioO trânsito é ‘nervoso’. Os motoristas buzinam incansavelmente. O transporte público é, praticamente, feito por micro-ônibus, que param em qualquer lugar. São muitos, por toda parte, o que contribui para a população na cidade. A passagem é bem baratinha: 1.700 pesos ou 1 dólar.
 
O melhor transporte é o TransMilênio, sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus (VLP), inauguração no ano de 2000, com as troncais da Avenida Caracas até a Avenida dos Comuneros (Calle Sexta) e a Calle 80. Novas troncais tem sido habilitadas desde então, e tem outras em andamento. A passagem também custa 1.700 pesos ou 1 dólar.
 
Linhas do TransmilênioA rede do TransMilenio está inspirada na Rede Integrada de Transporte de Curitiba, mas com algumas melhorias que permitiram ao TransMilenio contar com uma capacidade de carregamento de passageiros superior à de Curitiba. A principal melhoria é que os ônibus transitam por canaleta segregada, em pistas exclusivas, com duas faixas em cada direção, permitindo assim ultrapassagem entre os veículos, o que possibilitou a operação de linhas expressas na faixa adicional, conseguindo atingir velocidades de operação maiores que as de Curitiba. Mais informações: http://www.transmilenio.gov.co
 
Apesar da Colômbia ser parte da maior rota de produção e disseminação de drogas do mundo (esse tráfico sustenta grupos guerrilheiros combatidos pelo Exército), Bogotá não é violenta. Nada que se compare ao Brasil. Basta ter mais cuidado no bairro colonial, evitando deixar tão à mostra sua câmera fotográfica. Foi a recomendação que recebemos no centro de informações, bem em frente à Plaza Bolívar, onde o policiamento é intenso. Nos pontos turísticos, há muitos seguranças e militares armados.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Bogotá, turismo em Bogotá, Colômbia para brasileiros... dicas de viagem para a colômbia, o que fazer em bogotá, blog Simone, viagem independente, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP