Museus

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O melhor museu de Bogotá é, sem dúvida, o Museo del Oro (carrera 6, em frente ao Parque Santander, onde ocorre uma feira de artesanato, roupas, comidas e frutas típicas). O maior museu de ouro no mundo, com 33 mil peças, 5 mil das quais em exposição (reserve, no mínimo, duas horas e meia para a visita). Aberto de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados, das 10h às 16h. Ingresso a 3.000 pesos ou 1,70 dólares. Gratuito aos domingos. Ao lado, há uma galeria que vende artesanato e um café.
Museo del OroPraça Santander

Na mesma rua (carrera 6), mas abaixo da Plaza Bolívar, está a Quinta de Bolívar, uma mansão colonial com jardins e gramados, onde nasceu Simón Bolivar. Hoje, abriga o Museu Arqueológico Casa Del Marqués de San Jorge, inaugurado em 1973, expondo peças de cerâmica de civilizações pré-colombianas (Tumaco, Tairona, Nariño, Sinú, Muisca, Quimbaya, Calima) e objetos domésticos e religiosos e móveis da época colonial. A entrada custa 3.000 pesos (adultos) e 2.000 pesos (estudantes). Aberto de terça à sexta, das 8h30 às 17h; sábado, das 9h às 17h; e domingo, das 10h às 16h. As coleções são valiosas e as informações, bem didáticas. Vale a pena.
Museu Arqueológico Casa Del Marqués de San JorgeMuseu Nacional

O Museo Nacional (carrera 7), também é imperdível. Instalado numa antiga prisão (o prédio é belíssimo) fundada em 1823. O museu foi inaugurado em 2001 e contém um acervo com 2.500 peças de arte (pinturas e esculturas de artistas nacionais), história, etnografia e arqueologia, distribuídas em 17 espaços. Ingresso a 2.000 pesos ou 1 dólar (adultos) e 1.000 pesos ou 0,55 dólares (estudantes). Entrada gratuita aos domingos. Aberto de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingos, das 10h às 17h.
 
Biblioteca Luis Angel Arango
Destaque para a Biblioteca Luis Angel Arango (calle 11). Pertencente ao Banco de La Republica, é uma das maiores e mais organizadas bibliotecas da América do Sul. O acesso é gratuito. Fechada somente às segundas-feiras.
 
 
 
 
 
 
 
Casa de La MonedaMuseo Botero

Na mesma rua, em frente, está o Museo del Arte del Banco de La Republica que engloba o Museo Botero e a Casa de La Moneda (entrada gratuita em ambos). Aberto de segunda a sábado, das 9h às 17h; e domingos e feriados, das 10h às 17h. Fechado somente às terças-feiras. Entrada franca.
 
O espaço é imenso (com jardins internos) e o museu e a Casa da Moeda estão interligados, tudo de forma bastante organizada e didática. Em 2000, o artista plástico colombiano, Fernando Botero, doou 123 das suas obras em desenhos, pinturas e esculturas. Há, ainda, 85 obras internacionais dos principais movimentos artísticos do final do século XIX, de artistas como Corot, Renoir, Bonnard, Dalí, Chagall, Beckmann, Delvaux, Giacometti, Picasso, Miró, Bacon y Moore, entre outros.
 
Uma excelente exposição fotográfica, com uma retrospectiva da história da Colômbia, de 1842 a 2010, também pode ser apreciada.
 
A Casa de La Moneda, além da coleção numimástica que envolve moedas, medalhas e máquinas de cunhagem, abriga inúmeras obras de arte de diferentes estilos, de artistas nacionais e internacionais. 
 
Centro Cultural Garcia MárquezNessa mesma rua, está também o Centro Cultural Garcia Márquez. O prédio, em estilo moderno, foi arquitetado por Rogerio Salmona, e inaugurado em 2008. A livraria do centro tem mais de 90 mil títulos. O espaço conta ainda com salas de aula, galerias e auditório que sediam atividades culturais e exposições. O segundo pavimento do prédio é ótimo para fotografar, oferecendo uma bela visão da cidade. Aberto de segunda a sábado, das 9h às 19h; e domingos, das 10h30 às 17h.
 
Outro museu é o de Arte Colonial (carrera 6, umas 6 quadras abaixo do Museu del Oro), com uma coleção de objetos cotidianos, pinturas, desenhos, esculturas e trabalhos em ouro e prata confeccionados entre os séculos XVI e XVIII. O prédio, declarado Monumento Nacional em 1975, tem um grande pátio interno. Destaque para as obras do pintor colombiano Gregorio Vásquez Arce. Aberto de segunda à sexta, das 9h às 17h. Entrada a 2.000 pesos ou 1,10 dólares (adultos) e 1.500 pesos ou 0,85 dólares (estudantes).

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Tags

Bogotá, turismo em Bogotá, Colômbia para brasileiros... dicas de viagem para a colômbia, o que fazer em bogotá, blog Simone, viagem independente, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP